Tendência a Engordar


Eu adoro comer! Principalmente massas e doces. Mas tenho que tomar cuidado, pois tenho muita tendência a engordar. Portanto, estou sempre evitando o que engorda. Como tudo light e controlo as calorias rigorosamente. Mais ainda, tenho o estômago e o intestino sensíveis. Não posso comer nada muito pesado ou temperado. Um atum em lata já é o suficiente para me dar dor de barriga. Sem falar que comida pesada compromete e muito o meu desempenho nos treinos, por eu ter digestão lenta.

Talvez alguém vá dizer: "Você é atleta, queima muitas calorias, por que precisa controlar tanto?". Quando eu não controlava, era gordinha, tinha entre 53 - 55 Kg em média e % de gordura em torno dos 20 %. Minhas amigas atletas não controlam, comem muito e de tudo, e são magras. E continuam magras se machucadas.

Como eu não fui feita para ser magra, para mim isso é um sacrifício. Vivo me sentindo faminta. E não pense que eu emagreça assim. Às vezes até engordo. Outro problema de querer ser magra é que a minha menstruação falha muito, chegando a ficar até 6 meses sem vir. Isso ocasiona uma série de sintomas semelhantes aos da menopausa, que incluem a perda de massa magra (óssea inclusive) e o ganho de massa gorda devido a diminuição do metabolismo. Quem é magra por natureza não sofre disso.

Todavia, se por um lado eu reclamo que gostaria de poder comer mais, por outro lado, tenho que reconhecer que essa tendência a engordar é benéfica, pois me permite controlar um dos meus maiores vícios, a gula. É um outro vício que me faz controlar a gula: a vaidade. Mais até do que o desejo de correr bem.

Comentários