Acupuntura funciona!


Muita gente certamente não acredita em acupuntura. Meu pai é um que não acredita. Mas eu vou contar algumas experiências minhas a respeito que não me deixam dúvidas quanto ao seu funcionamento.

Eu estava com uma lesão no quadril direito no final de 2003. Ninguém até então conseguia resolver o meu problema. Não acreditava nem desacreditava em acupuntura. Simplesmente não tinha informações a respeito. Ao procurar o tratamento, a acupunturista me pediu para dizer tudo o que sentia. Não entendia o porquê disso, já que eu queria curar apenas o quadril. E eu dizia isso para ela. Diante da insistência, falei de tudo. Algum tempo depois, quando voltei a correr, me surpreendi. Cadê os meus enjôos? Simplesmente sumiram! Eu volta e meia sentia enjôos durante os treinos. E, depois dessas sessões, simplesmente nunca mais tive nada. Como algo que achei que não estava sendo tratado poderia ter sido psicológico? Claro que não.

Outra experiência em 2006. Por causa da minha amenorréia, vivia inchada. Falando com um fisioterapeuta, ele resolveu me ajudar para tirar os inchaços. Ainda com as agulhas, me deu uma vontade louca de ir ao banheiro. Fiz muito xixi em dois dias e perdi uns 3 Kg só de água. Na vez seguinte, além do xixi, apareceu um efeito colateral inesperado: moleza. Ele de fato me disse que a acupuntura, por mexer com o corpo inteiro, poderia causar isso. Se fosse psicológico, eu jamais teria esse efeito colateral.

Ainda quanto a amenorréia, eu, em meados do ano passado, estava quase um ano sem menstruar. Não tinha corrimento, cecê, ovulação, nem nada. Até que meu massagista, que na época ainda estava fazendo curso de acupuntura, disse que tinha aprendido um ponto para tratar de desequilíbrios menstruais. Não é que voltei a ter corrimento e cecê logo depois. Ovulei e menstruei aproximadamente um mês depois. A segunda foi 15 dias depois. As seguintes vieram mais espaçadas. Até que ela começou a ameaçar a sumir novamente. Nova agulhada e ela voltou. Ele também já fez para forçar a menstruação a descer um pouco antes para tirar os sintomas de TPM por causa de uma competição. Posteriormente, a minha menstruação ficou pontual, só que de 13 em 13 dias. Ou seja, ele ligou a chave, mas ainda não conseguiu regularizar o problema. Durante esse tempo de ciclos curtos, não ovulava, inchava, nem tinha cecê.

Como estou de férias dos treinos, que acabam no dia 14 de julho, tenho feito acupuntura para regularizar isso. No dia seguinte a cada sessão eu sempre tenho que ficar lavando o meu suvaco o tempo inteiro. Sem falar que dá um pouco de inchaço também. Na última, ao colocar a agulha em um ponto na perna, senti dor em um ponto já espetado no braço. Impossível isso ser psicológico.

Claro que talvez muita gente vai dizer que já fez e que não funcionou nada. Mas, pelo que o meu massagista me diz, a intensidade do funcionamento varia com o caso. Talvez a pessoa tenha sido impaciente ou não tenha seguido alguma recomendação que a auxiliasse. Sem falar que, como em qualquer ramo, existem profissionais picaretas. Certamente se esses últimos não existissem essa forma de tratamento seria mais bem aceita por todos.

Há muitos médicos que também dizem que não funciona. Como sempre eles acham que somente eles, por terem estudado por 6 anos, é que podem resolver as coisas, com cirurgias e enchendo o paciente de remédios.

Porque funciona eu não sei. Seja por manipulação de energia ou de determinadas ligações nervosas, eu só sei que funciona.

Para quem não acredita e acha que tudo é psicológico, esse é o meu relato. Se você tem alguma experiência, deixe seu comentário.

Comentários

Jorge Cerqueira disse…
---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Juliana que legal que resolveu atualizar o blog e compartilhar conosco essa valiossima informação, pois vejo muitas pessoas falando sobre ACUPUNTURA que é bom mesmo, que legal que funcionou com vc.
Agora o que vc disse que muitos médicos não aceitam o a ACUPUNTURA como tratamento, pq fiquei sabendo que muitos recebem dinheiro de laboratório para indicar remédio tal e por aí vai.

Bons treinos,

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com
Saint Seraphim disse…
Não só condenam ou não indicam a acupuntura, como massagem, fisioterapia, homeopatia, etc. Tudo em nome da ganância. Sorte que meu ortpedista não é assim.

Abraços.