25º Corrida e Caminhada de Confraternização pela Reconstrução do Estádio de Atletismo Célio de Barros





Passados dois meses da última edição, esperava ter uma melhora melhor de forma. Mas as coisas não saíram conforme o esperado. Além do calor ter aumentado na segunda metade do verão, problemas hormonais têm me afetado. Inchaços recorrentes, corpo mole e insônias sem motivo andaram afetando e muito o desempenho dos meus treinos. De sexta para sábado foi um dia desses. Só consegui dormir por volta das 3 h da manhã, me sentindo totalmente sem sono. Na noite anterior até "dormi bem". Porém, ter que acordar várias vezes para urinar mesmo tendo parado de beber água cedo como sempre justamente para evitar isso definitivamente atrapalha. Aliás, tem sido assim frequentemente. Para terem uma ideia, dormi com 53,7 Kg e acordei com 52,4 Kg. É muita água! Contudo, ainda assim acordei às 6:40 pesada mas até que não estava indisposta.

Saí trotando de casa por volta das 7:15, fui ao banheiro e terminei meu trote. Para a minha sorte, estava nublado. Algo que me incomodou é que estava havendo um evento de mini-gol na nossa casa, no Célio de Barros. A Edneida disse que iria filmar tudo. Não sei dizer se o evento estava ocorrendo ilegalmente ou mesmo quem o autorizou. O fato é que a atual direção da FARJ está querendo apoiar eventos privados lá para usar a verba para reconstruir a pista. Só que o dinheiro para isso já saiu. Então, sem mais demora, o trabalho deve ser logo feito. Se é que se a Odebrecht repassar a gestão do Maracanã para outra empresa, a nova administração não pode acabar demolindo de vez se não houver um contrato, termo, etc que impeça esse tremendo absurdo!

Na hora da largada foram fazer 1 min de silêncio. Na hora, achei que fosse pela vereadora assassinada. Todavia, na verdade, foi pelo assassinato brutal do corredor Adamor, que se vestia de Flash, por conta de briga por herança.

Dada a largada, como sempre, muita gente saiu na minha frente e, aos poucos, fui passando várias mulheres e homens também.

Durante boa parte do percurso procurei seguir e me guiar pelo meu amigo Juan Pedro, também do Vasco. Passei a primeira volta para 8:30 e finalizei o percurso de 3,9 Km com 17:32, com 175 de frequência cardíaca média, o que mostra que forcei. A temperatura média foi entre 25 - 26 ºC, com tempo nublado. Meu desempenho melhorou 1 s com relação à outra corrida. Considerando a melhora de desempenho nos treinos nesses quase dois meses, era para eu ter melhorado meu resultado mais.  Na edição anterior eu estava pesando apenas 200 g mais leve no dia da corrida. Entretanto, eu estava mais gordinha por conta da lesão recente. A temperatura da edição anterior também foi um pouco mais baixa. Sorte que o inverno está chegando.

Novamente não ganhei nada no sorteio que ocorreu durante a premiação por faixa-etária. Só que na hora da premiação tive uma desagradável surpresa ao ver que tinha ficado em 4º lugar. Não discuto o resultado da 1º, ela realmente é boa. Porém, pelos resultados, a 3º chegou apenas 3 s antes de mim pelo tempo bruto. Mas eu simplesmente não a vi em nenhum momento. Eu via o Juan Pedro, que chegou em 17:13 e não a vi? Como? Pesquisando resultados anteriores da 2º e da 3º, achei que a 3º fez uma corrida de 5 Km em uns 25 min em outubro do ano passado. Dá para ter melhorado até agora e ter feito bem melhor, dá! Quanto à 2º, ela colocou um nome muito curto e comum. Procurando-o no Google, achei um nome com um sobrenome maior, onde ela em 2015 fizera uma corrida de 8 Km levando mais de 1 h. Novamente, pode ter melhorado com o passar dos anos. Vou ver pelas fotos principalmente para ver se a 3º de fato chegou na minha frente.

Enquanto aguardava os resultados, fiquei esperando junto com meus colegas de Vasco: o Juan Pedro e o atleta-mirim Guilherme. Após sair o resultado da minha faixa-etária e achar o resultado estranho, eu conversei com a Edneida e a Graça. Só que elas disseram que não tem como auditar. O bom das corridas caras é que há fotógrafos oficiais e nos sites de fotos há busca por números. Há ainda corridas onde há vídeo oficial. Seria legal e uma boa sugestão que alguém filmasse a chegada e a passagem pela primeira volta.

O fato é que eu deveria e posso correr bem melhor, mas a saúde tem que ajudar. Tenho 2 meses para melhorar ainda mais. A esta altura já devo estar rodando para abaixo de 5:00/Km e a temperatura vai estar bem mais baixa. Com temperaturas mais baixas, o organismo se estressa menos e a tendência é que meus problemas hormonais melhorem. Se tiver uns 14 ºC sem chuva como foi numa das edições do ano passado, será perfeito!

Comentários

Jorge Cerqueira disse…
Corri uma etapa dessa em Dezembro de 2017, corrida de 4 km o ruim e que quando termina a corrida e que começa esquentar o corpo...Prova boa de velocidade para correr fui ao pódio na minha categoria mas acho injusto a prova premiar somente o primeiro da faixa com troféu e o segundo e o terceiro com medalhas ou premia todos com troféus ou medalhas. Parabéns amiga.

Jorge