Finalmente chegou a hora de tirar as teias de aranha do blog! Eu ainda estava me recuperando da lesão, quando a esposa do meu amigo Eduardo disse que tinha conseguido a inscrição para mim este ano novamente. Achava que nem iria conseguir correr. Como fui liberada para treinar dia 15/03, após quase 6 meses parada, dava tempo de já estar correndo 8 Km, a distância da corrida.
Na véspera da corrida, fui pegar o kit no Ilha Plaza tranquilamente. Ao contrário do ano passado, em que teve dois dias para retirar o kit, desta vez eu peguei uma pequena fila, até porque havia várias pessoas pegando kits para equipes. Desta vez não havia camiseta específica da equipe da Prefeitura Universitária e veio uma viseira no kit. Só que ela não prendia e ficava inviável usá-la na corrida.
Na véspera dormi bem e sabia que não iria correr como gostaria no dia. Além da falta de forma, tive um enjoo durante toda a semana que prejudicou meu desempenho nos treinos.
Acordei bem às 5:30, saí de casa às 6:00, e dei sorte de pegar os dois primeiros ônibus rapidamente, o que me fez chegar ao Fundão antes das 7 h. Até que hoje eu vi os ônibus internos, ainda que em baixa quantidade, circulando na Cidade Universitária antes das 7 h. Vi no ponto um senhor vendendo lápis e borracha, o que me leva a acreditar que havia alguma prova.
Chegando ao ponto de largada, a Reitoria, percebi que houve uma melhora nesta edição, que foi a liberação do estacionamento do prédio para os participantes. Muita gente tinha reclamado disso na edição anterior. Algo que também me chamou a atenção foi o menor número de participantes. Sabia que tinha corrida no Aterro... Hoje em dia tem várias corridas aos domingos e o pessoal acaba se dividindo.
Se por um lado tinha um monte de gente usando a camiseta da corrida, não vi quase ninguém usando a viseira. Se eles acertaram ao fazer uma camiseta mais fresca, erraram feio ao fazer uma viseira que cairia ao correr.
Antes da corrida encontrei com o Eduardo e a Jaqueline, quando tiramos algumas fotos juntos. Todavia, não tina visto o prefeito da UFRJ ainda, o Paulo Mário Ripper, quem conseguira as nossas inscrições.
Fiz um bom aquecimento. Apesar de ainda estar acima do peso e ter engordado na páscoa, não estava pesada (inchada). Reparei nas casas demolidas ali perto do Parque Tecnológico. Na hora da largada procurei não ficar na frente por causa da falta de forma.
Dada a pontual largada, tentei não sair muito forte. Mesmo assim, passei os dois primeiros quilômetros para baixo de 5:00-Km. Algo que me atrapalhou foi a tentativa de pegar água no primeiro posto. As águas estavam muito recuadas e na primeira caixa o cara não estava com as águas na mão. Ao tentar pegar uma da mão da mulher da segunda caixa, a mulher que estava na minha frente pegou as duas da mão dela. Não tive jeito senão voltar um pouco e pegar a água, perdendo no mínimo uns 10 s.
Continuando a corrida, meu desempenho despencou. Deveria ter saído um pouco mais fraco e também senti o forte calor do dia. Contando com o aquecimento, a temperatura variou entre 24 - 27 ºC antes das 9 h em pleno outono.
Acabou que terminei a corrida de exatos 8 Km em vergonhosos 42:15 AVG 168. Pelo calor que fez, era para a frequência cardíaca ter sido mais elevada. Isso só prova que estou sem velocidade e não consigo nem forçar muito ainda.
Mesmo assim, consegui ser a 2º da minha faixa-etária. Na listagem inicial eu era a 3º. Entretanto, na hora do pódio, fiquei como segunda. Com esse tempo não teria ganhado nada no ano passado. E com o tempo do ano passado não teria pego pódio na geral. A premiação demorou a sair. Contudo, quando saiu, o andamento foi bem rápido.
Depois da corrida não vi mais o Eduardo e a Jaqueline. Logo após chegar encontrei o Paulo Mário, mas não eles. Ela depois me mandou uma mensagem que tinha um outro evento de corrida e precisava ir embora.
Após a premiação da minha faixa-etária, o narrador falou que o campeão da equivalente masculina tinha sido o campeão de uma ultra em Niterói que teve como segundo lugar o Jorge Cerqueira, mais conhecido como Jorge Ultramaratonista.
Pelos resultados vi que meu chip falhou. Os meus tempos bruto e líquido foram iguais, só que pelo meu relógio, fiz 10 s a menos do que o chip marcou.
Pelos resultados vi que meu chip falhou. Os meus tempos bruto e líquido foram iguais, só que pelo meu relógio, fiz 10 s a menos do que o chip marcou.
Comentários