18º Corrida e Caminhada de Confraternização pela Reconstrução do Estádio de Atletismo Célio de Barros


Com a melhora da forma eu esperava ter um desempenho melhor do o que da última edição. Tinha tido uma semana com melhora no treino curto e uma melhora significativa no longo. Para melhorar, nas últimas noites tinha conseguido dormir bem e o fim do horário de verão me daria 1 h a mais de sono. Por outro lado, estaria bem mais quente.

Confesso ter ficado preocupada se meu celular iria tocar na hora certa ou não. Preocupação boba, pois o pior que poderia acontecer seria acordar antes da hora. Ao acordar durante a madrugada, vi que o celular tinha saído do horário de verão automaticamente.

Acordei às 6:40 bem disposta e saí de casa às 7:15 já me aquecendo. Confesso que senti minhas pernas pesadas. 1,4 Kg de inchaço de um dia para o outro faz diferença, mesmo estando emagrecendo um pouco a cada dia.

Antes da largada, durante o aquecimento/alongamento, houve uma dança e o organizador, o Cel. Rabelo, arrebentou na dança!

Dada a largada um pouquinho depois das 8 h, perdi alguns segundos com pessoas lentas à frente. Depois, consegui acelerar e passar muita gente na primeira volta. Eu infelizmente não sou muito veloz e outras pessoas saem bem mais forte do que eu. A primeira volta eu passei em 8:03 e fechei em 7º lugar fazendo os 3,9 Km (3,96 no meu super-preciso GPS) em 16:59.6, com frequência cardíaca média de 176 (fiz bastante força). Poderia ter sido melhor se eu tivesse ido um pouco mais fraco na primeira volta. Estava 27 ºC durante toda a corrida, inclusive no aquecimento, ou seja, estava quente. Se tudo der certo, em abril, estando mais em forma e estando mais fresco, quem sabe não quebro meu recorde de 16:50?

Mesmo que o tivesse quebrado não teria pego pódio. Acho que sou a única que vai totalmente pela pista de corrida do Maracanã, que é o certo (a corrida é anunciada como tendo 4 Km). Senão, acaba tendo 3,7 Km, como disse um amigo meu. A diferença acaba sendo muito grande. Talvez se eu tivesse feito isso, teria pego o 5º lugar, já que 200 m dá uns 52 s de diferença na minha velocidade. Na primeira volta eu ainda via a 5º na minha frente. Já na segunda, quando meu desempenho caiu, não a vi mais. O que importa para mim é fazer um tempo bom, saber que estou evoluindo. Se eu tiver que voltar a pegar pódio, vai ser desse jeito. 

Depois da corrida, demorei alguns segundos para me recompor devido ao cansaço. Posteriormente, comi bastante abacaxi e melancia, mas não tanto quanto eu gosto. Era tanta gente correndo (o que é excelente!) que acabou e só tinha sobrado banana passada.

Comentários