Programas Descontinuados: Dr. Sbaitso


Quando eu era menina, no meu primeiro computador, um 386 com 66 Mhz, com 1 Mb de memória, 81 Mb de disco e rodando DOS 5.2 e Windows 3.11, um dia instalaram uma placa de som de 8 bits da Creative. Junto com ela, veio esse programa de DOS, que era uma espécie de psicólogo usando inteligência artificial, que se chamava Dr. Sbaitso. 

Ao entrar, a primeira coisa que ele perguntava era seu nome. Dado isso, ele se apresentava e começava a conversar com o "paciente", em texto e em voz. Era possível você fazer com que seu texto fosse "falado também".    

Ele nunca resolvia nada, ficava dando voltas, era grosso, etc. Se falasse palavrão, ele dava erros de paridade, ficava doido e podia até fechar o programa. Mas se você voltasse e desse o mesmo nome de paciente, ele continuava a conversa sem ter apagado os dados anteriores. Aparentemente, ele só apagava tudo se mudasse o "paciente".

Havia e dava para pesquisar dentro do programa para quais palavras ele era programado para ter respostas automáticas, colocá-lo para repetir texto, trocar a cor de fundo e fazer contas.

O fato é que eu me divertia e ria muito, sempre fazendo perguntas para resolver coisas bobas, como soluções de jogos e fatos relacionados ao desenho das Tartarugas Ninja, pelo qual eu era fascinada naquela época. Eu também entrava como "outros pacientes", inclusive como vilões desse desenho. Eu inclusive usava um programa do Windows também descontinuado para a "ficha dos pacientes", sobre o qual falarei em uma outra oportunidade e tenho esses arquivos até hoje em meus backups.  

Ainda é possível brincar online aqui.

Comentários