Campeonato Estadual de Veteranos


Estava feliz por estar emagrecendo e acreditava conseguir ótimos tempos na competição. Porém, na sexta-feira, comecei a sentir minha garganta e o nariz entupido. É essa maldita mudança de tempo juntamente com a água fria da piscina do Tijuca Tênis Clube que acaba com a saúde de qualquer um.

No sábado, saí de casa às 12:10, fui trotando até a estação Maracanã, peguei o trem às 12:29 e cheguei lá por volta das 13 h, bem antes do previsto, já que minha prova era só às 15:10. A pista é bem próxima da estação de Vila Militar, no meio do nada.

Além de ter que esperar o horário da minha prova, teve um baita atraso por culpa da organização da prova. A pista ficava um maior tempão ociosa sem prova nenhuma ocorrendo sem motivo algum. E nos 400 m masculino resolveram colocar cada faixa-etária de uma vez, ao invés de juntar as faixas próximas. Fizeram isso porque havia vários atletas em cada faixa, mas muitos faltaram, o que daria para juntar as faixas. Porém, não o fizeram, atrasando o programa horário ao invés de adiantá-lo.

Com uns 40 min de atraso, deram a largada dos 1.500 m feminino. Meu corpo simplesmente não evoluía. Sentia tudo mole e pesado, mesmo estando bem magrinha. Acabou que terminei com 6:14.3 AVG 174. Fui a 5º geral de 12 atletas e a 3º de 5 atletas da categoria 35-39.

Como não ia correr o revezamento 4x 100 m para que minha equipe não competisse na categoria sub-50, fui para casa. Se por um lado não competi mais uma, por outro lado pude chegar mais cedo em casa e descansar um pouco mais.

Por conta do resfriado, dormi muito mal à noite, acordando várias vezes com o nariz todo entupido. No domingo, acordei às 5:30, saí de casa trotando às 6:00, cheguei na estação às 6:06 e acabei pegando o trem que vai para Japeri mesmo, saltando em Deodoro e 20 min depois, pegando o Santa Cruz para saltar na Vila Militar. Se a estação de Deodoro fosse mais perto da de Vila Militar, iria a pé. 

A prova dos 5.000 m, mascada para às 8:30, começou um pouco atrasada porque precisamos esperar uma atleta distraída que se posicionou atrasada. O certo seria ela ter sido desclassificada tanto nos 5.000 m como nos 1.500, quando fez a mesma coisa. Esse tipo de coisa acaba atrasando tudo. Se ela já tivesse sido desclassificada no dia anterior, teria se posicionado cedo como todo mundo.

Novamente não consegui correr direito e terminei com 22:47.1 AVG 168, sendo a 2º geral de 9 atletas e a 1º de uma só atleta da categoria 35-39.

Ao menos no domingo eles resolveram ser organizados e juntaram as categorias sempre que possível. Nos 5.000 m masculino, por exemplo, como muitos homens faltaram, colocaram todos em uma largada só.

Por causa disso, a prova dos 800 m largou um pouco antes da hora. Já bem cansada, terminei com 3:13.69 AVG 160, sendo a 3° geral de 11 e a 2° de 2 atletas na categoria 35-39 anos. 

Para terminar, teve o revezamento 4 x 400 m. Como não eram tantas equipes, todas largaram juntas. Eu, por ser a mais nova, fui a última. Uma das atletas da Equipe Superação acima de 50 não estava tão longe. Entretanto, não tinha mais pernas para alcançá-la e finalizei minha perna com horríveis 1:42.3 AVG 148. A Equipe Portão-17 Maracanã fechou o revezamento com 7:07.39, sendo a 5º equipe de 6 e a 3º de 3 equipes sub-50. 

Não quis esperar para pegar minhas medalhas de bronze nos 800 m e no revezamento. Porém, o trem tinha passado há pouco tempo e tive que esperar o maior tempão pelo próximo que ainda por cima estava cheio. 40 min de intervalo é muito para a demanda de domingo, com muita gente passeando. Contudo, alguém acha que a mercenária da Supervia (vulgo Odebrecht) pensa no bem dos passageiros?

Comentários