Festival de Atletismo Master Professor Celby Rodrigues Vieira dos Santos

 


Este torneio tinha sido anunciado em abril do ano passado. Foi adiado para outubro porque o pessoal queria ir para o carnaval fora de época. Em outubro foi adiado para abril de 2023 por falta de inscritos. E precisou ser adiado para 6/05 porque seria uma data em que o prof. Celby poderia estar presente. 

Achava que seria cancelado em definitivo pois pouca gente estava se inscrevendo. O fato é que o torneio não tinha provas mais longas para atrair fundistas e ficou muito em cima do Estadual e do Mundial. Além disso, vários atletas não tinham condição de pagar a inscrição nas 2 competições e ainda pagar a anuidade da AVAt.

Acabou que ao final das inscrições, em 16/04, 49 atletas estavam inscritos, inclusive o André, que agora é membro da AVAt. Mesmo com pouca gente, a AVAt não queria cancelar para fazer a justa homenagem ao professor.

O que não gostei foi do programa-horário e das provas. As mais longas eram de 1500, 400 e 200 m, com o 200 m antes dos 1500 m. Prefiro que as mais longas sejam primeiro justamente por ser fundista. Bem que poderia ter tido um 3000 m...

Na antevéspera não dormi muito bem por causa de alergia, já na véspera o sono foi bom. Tanto para o outro torneio da FERAt quanto neste estava bem magrinha, com o peso oscilando entre os 48 e 49 Kg.

No sábado dia 6, novamente acordamos às 5:30, às 6:10 fomos correndo até à estação Maracanã, onde chegamos às 6:25, às 6:30 pegamos o trem e chegamos no CT-DEO às 7:20. Lá o André pegou sua camiseta, pegamos nossos números e logo depois confirmamos nossas provas.

Às 8:10 começaram a chamar os atletas para o 200 m masculino. Às 8:30, começaram a largar sempre separado por idade, ao invés de juntarem algumas idades. Enquanto me aquecia, tentei pegar o tempo do André, mas o TomTom demorou a largar e não deu o tempo certo. Acabou que ele fez 38.48 s, tempo muito bom para quem nunca correu velocidade e quase não corre. Ele saiu na 1, podendo ver todo mundo e parou antes da hora no final. Na próxima pode ser bem melhor. Ele foi o 5° da faixa-etária e bateria de 5 atletas e o 13° de 16 atletas. 

Pouco depois do horário previsto das 9 h, começaram a largar os 200 m feminino em 2 baterias sem necessidade, pois eram só 8 atletas. A 1° teve as 2 mais velhas e a outra, com as 6 demais. Larguei na última raia com atletas, a 7, fui a penúltima da bateria, a 2° da faixa e a 5° geral com 42.68, com frequência cardíaca média de 157 e máxima de 172.

Mal nos sentamos e já chamaram o 1500 m masculino. Quando eu fui me aquecer, o André já tinha largado em bateria única. Nem tive tempo de deixar o TomTom com ele nem de me aquecer direito. Acabou que ele foi o 6° de 10 atletas e 2° de 3 atletas da faixa-etária com 7:07.15. 

O feminino também adiantou e largamos às 9:48 ao invés das 10 h. Não larguei forte e mesmo assim saí na frente. Só perdi a 1° colocação nos 200 m final para a Alexandra, que é mais veloz do que eu. Se eu largasse atrás dela, teria sido a 2° do mesmo jeito só que com tempo pior. Acabou que fui a 2° de 9 atletas e 2° de 2 atletas na faixa-etária com 6:34.42, com frequência cardíaca média de 173 e máxima de 181. Só queria entender como depois de correr 200 m consegui correr o 1500 m praticamente sozinha melhor do que na semana passada. 

Pouco depois de eu chegar já chamaram os 400 m masculino. Para me aquecer direito, assim que peguei minha medalha dos 1500 m fui me aquecer, por volta de 10:20. Foram 3 baterias de 400 m. O André ficou em 12° de 17 atletas e em 4° de 4 atletas da faixa-etária com 1:27.81. Nem adiantou dar o relógio a ele porque não conseguiu usar. 

Às 10:40 largaram os 400 m feminino em bateria única 20 min adiantado. Na largada fui lenta, largando na raia 5, e aos poucos alcancei algumas atletas. Terminei em 3° de 8 atletas e 2° de 2 atletas da faixa-etária com 1:33.19, com frequência cardíaca média de 166 e máxima de 173.

Depois da prova, teve uma linda homenagem ao prof. Celby. Após isso, todos os atletas se juntaram para tirar uma foto com ele. 

Finalmente teve a premiação dos 400 m rasos. Saímos com 4 pratas no total. Não pudemos correr o 4 x 100 m misto porque só tinham 3 mulheres e queriam correr na faixa dos 70 para ganhar o ouro. Fez calor, entre 24-28 ºC, porém nada tão quente.

Saímos de lá às 11:50 rumo ao trem, que passou às 12:05. Antes das 13 h chegamos na casa dos meus pais e, por volta das 14:20, fomos à piscina para relaxar um pouco depois.

Comentários