Asics Golden Run 2023


Resolvi correr esta corrida pela primeira vez porque dizem que é bem organizada. Obviamente fizemos nossa inscrição nos 10 Km ainda no 1º lote. O bom é que a do André, por ele ser deficiente, saiu de graça. Inscrevi-me no pelotão C, pois atualmente é improvável eu fazer os 10 Km em menos de 50 min.

Chegando a data, nada de anunciarem o horário de largada e nem de colocar o local de retirada de kit. Só 10 dias antes divulgaram, com a largada de madrugada como já esperava, por ter sido assim em SP, e com a retirada de kit no Shopping Rio Sul. Não tem a menor necessidade de a corrida começar às 6:35 nos 10 Km e às 5:50 nos 21 Km no inverno, com tudo escuro ainda e na friaca. 

Na sexta, André e eu nos encontramos lá depois do trabalho. O kit foi de boa qualidade, com uma camiseta com excelente material (Spiridon, veja se aprende!), e a retirada bem organizada. Aproveitei o desconto da inscrição e comprei um tênis por estar precisando de um novo, por não estar conseguindo achar Mizuno para pisada pronada.

Na véspera dormi bem. Porém, estava pesada e indisposta por questões hormonais. Acordamos às 5 h e às 5:35 pegamos o Uber para o local da prova, no Aterro do Flamengo. Assim que descemos vimos um vizinho que iria correr a meia.

Chegamos lá às 5:48, encontrei meu amigo Eliezer, que iria correr os 10 Km. Sua esposa, Rejane, iria correr os 21 Km, concorrendo com quenianas. Pegamos água, deixamos nossos pertences no guarda-volumes e fomos nos preparar para correr. Começou a chover muito fraquinho e estava um pouco frio.

Pontualmente foi dada a largada do PCD às 6:35 e vi o André passar sem sair forte dessa vez. Ao me posicionar, fiquei colada atrás de um dos pacers de 5:00/Km. Dava para ver que não tinha muita gente por estar folgada mesmo depois que os pelotões foram desfeitos para o início da corrida. Dado o pontual tiro às 6:45, tentei ficar junto com ele. Todavia, ele desembestou e foi mais forte do que o previsto. Acabou que fiquei para trás. Tinham 3 postos d'água e eu bebi água em todos eles. Tinha isotônico também no segundo posto, o que não peguei. Mantive mais ou menos a mesma velocidade do início ao fim e, mesmo não estando no melhor dos dias, finalizei a corrida com 49:41, com frequência cardíaca média de 167 e máxima de 175. O primeiro pacer deve ter chegado uns 100 m na minha frente, enquanto o segundo, que correu certo, chegou logo depois de mim. Simplesmente não esperava fazer abaixo dos 50 min hoje, ainda mais pelo fato de que o último km teve 50 m a mais. Posso afirmar isso porque no 9º km meu GPS deu certinho com a placa. Já nas outras placas, ora meu relógio estava atrás, ora estava junto. Essa corrida é dita como sendo rápida, para a pessoa bater o melhor tempo. Todavia, eles colocam a corrida indo até o aeroporto, onde o percurso não é plano. Passando por lá, vi o termômetro marcando 21ºC. Durante a corrida, o Sanderson, que corria os 21 Km, passou por mim me incentivando. Já no finalzinho foi o Auderi, que já tinha chegado da meia.  

No final da corrida, via um homem mais para a frente que parecia ser meu marido. Tentei alcançá-lo mas não conseguia. Quando cheguei, fiquei na barraca de frutas olhando para trás para ver se o via. Aí olhei para frente e o encontrei em frente ao guarda-volumes. Ou seja, era ele mesmo que eu via ao longe! Chamei-o e ficamos lá nas frutas enquanto aguardávamos o início da premiação PCD. Como demorou bastante, ele ia lá para ver, voltava, até que finalmente foram chamar a premiação dos deficientes. Enquanto isso, fui para a barraca especial para as mulheres.

Quando saiu, seu tempo deu na casa dos 48 min, o que era impossível, já que ele tinha me dito que quando terminara o relógio estava em 59 min. Ele foi o 2º deficiente auditivo e ganhou um lindo troféu. O 1º foi um conhecido meu, também surdo parcial, chamado Alex Gifone. Depois da premiação, ele conversou com seus amigos surdos e foi para a massagem, que já estava sem fila, enquanto eu aproveitava o espaço só de mulheres, onde encontrei a Terezinha, que correra os 21 Km. Quando ele voltou, ele me mostrou um painel onde tinham todos os nomes dos inscritos por ordem alfabética.

Fomos embora às 10:30, com o tempo já virando, com muito vento. Ainda bem que não ficou esse frio gelado na hora da largada. Ainda no ônibus de volta, fui verificar os resultados. De fato, os resultados dos PCDs e elite feminino estavam errados, como se todo mundo tivesse largado às 6:45. Esse erro foi só nos 10 Km, pois os resultados dessas categorias no 21 Km estavam corretos. Descartando os 3 PCDs que chegaram 10 min na minha frente equivocadamente, fui a 175º no geral absoluto de 1975 atletas, a 46º de 1019 mulheres e a 6º de 176 mulheres da minha faixa etária, o que considero muito bom para o que posso fazer hoje. Tanto o Eliezer quanto a Rejane subiram no pódio em suas respectivas provas.

Achei essa corrida extremamente organizada em todos os sentidos, desde a inscrição, retirada e qualidade do kit, staff, organização, água gelada em toda a corrida... O único porém foi realmente esse erro nas listagens citadas, que espero que corrijam, já que meu marido vai entrar em contato com a organização até para saber o tempo correto por não ter conseguido parar o relógio na chegada.

Comentários