Duque de Caxias de Braços Abertos


Por terem agendado 4 competições ainda em 2023, acreditava que a etapa seria mesmo no dia 15/10, 1 mês depois da anterior, e esperava que a uma semana da prova abrissem as inscrições online. Dito e feito, anunciaram que as inscrições abririam às 10 h do dia 9 e, na data e hora marcados, lá estava eu a postos para fazer nossa inscrição. Consegui fazê-las facilmente e à tarde ainda havia vagas.

Na semana da corrida não me sentia nada bem. Na quinta e na sexta, saí para treinar na força bruta, pois por mim, dormiria o dia todo. Em ambos os dias, dormi às 22 h, acordei às 8 h, mas a vontade era a de dormir para todo o sempre, mesmo dormindo relativamente bem. Só fui acordar melhor no sábado.

Dormi de maneira razoável do sábado para domingo, acordamos às 5 h, saímos às 5:30, pegamos um ônibus até a Cidade Nova, outro para depois da Casa do Marinheiro na av. Brasil, uma van em direção à Piabetá e outra em direção à Xerém. Depois fomos andando ao local de largada. No meio do caminho, havia uma moça de carro perdida, que nos deu carona enquanto eu lhe dava as direções. 

Chegamos bem cedo, às 6:30. Estava meio frio, fazendo uns 20 °C, e fomos logo pegar o kit. Pegamos uma fila ainda pequena, que dessa vez estava organizada, porque eles não deixaram entrar pessoas sem quilos e sem o comprovante de inscrição para não ter o enorme atraso da outra etapa. Eu tinha pedido à organização pelo zap e Instagram o termo de responsabilidade, para não ter que assinar na hora e disseram que não precisava, porque pela Internet você já tinha que aceitá-lo. E, de fato, ao mostrar o papel com o comprovante de inscrição, não precisamos assinar nada. O problema é que em Itaboraí foi desorganizado mesmo. Dessa vez ainda veio uma barra de proteína no kit! Como estava bem cedo, comemo-las logo para ficarmos bem alimentados.

O local de largada, a Praça Rei Pelé, era bem bonitinha. O problema era a estátua, que era bem diferente do rei do futebol. Estava tudo muito molhado por causa da chuva de véspera. Enquanto aguardávamos. o André tirou várias fotos.

Como a retirada de kit foi organizada, mesmo com a fila tendo ficado grande depois, a corrida só atrasou uns 5 min para ajuste da cronometragem. O pórtico novamente foi estreito, o que fez com que não conseguisse correr nos primeiros segundos da largada por causa do pessoal na frente. Ao menos teve contagem regressiva. 

Dada a largada às 8:35, tentei não sair muito forte pois sabia que não pegaria pódio. O André é que saiu na minha frente. Estava fresco, fazendo uns 22 °C, com algumas poças e o chão um pouco escorregadio em algumas partes. Teve só uma subida e um posto d'água, o que foi o suficiente. O percurso parecia ser diferente do mostrado no mapa.

Ao fazer a curva da volta, vi que era a 5° geral, posição que assumi desde o 1° Km e mantive até o final. Acabou que fui a 4° entre as mulheres de fora da comunidade, com a 3° sendo a Alexandra, que chegou um pouco na minha frente. A treinadora dela também se inscreveu, porém só correu no início e no fim para auxiliá-la. Infelizmente não tive energias para buscar, embora tenha tentado de tudo. Acabou que fiz os 5 Km em 24:20 pelo meu relógio, com frequência cardíaca média de 166 e máxima de 172. Para quem até sexta só tinha vontade de hibernar, até que não fui mal. 

Precisei me sentar para me recuperar e fui auxiliada pela socorrista, que me levou até a água e frutas. A Alexandra também saiu carregada por conta do esforço. 

Comi as bananas e fiquei esperando o André, que fez em menos de 27 min. Dessa vez ele conseguiu iniciar, porém não soube parar o cronômetro. 

Tiramos mais umas fotos. Dessa vez, procurei ser bem criativa para tentar concorrer a melhor fotografia. Assim que tiramos fomos embora, em direção à rodovia Washington Luiz. De lá, assim que chegamos, passou um ônibus para a Central. Perto de Manguinhos, pegamos um 665. Antes de chegarmos em casa, passamos na minha mãe, pois ela iria querer a camisa da corrida se fosse diferente da anterior. Eles tinham anunciado camiseta laranja, depois mudaram para azul. Mas acabou que foi laranja mesmo. Pena que nem na camisa nem na medalha colocaram o nome da etapa, para ficar mais personalizado. Apesar disso, ela adorou e ficou com a camisa!

Comentários