Festival de Atletismo Master Professor Nelson Rocha dos Santos

Mais uma competição em forma de uma justa homenagem a um dos baluartes do atletismo carioca e brasileiro, o professor Nelson Rocha dos Santos, mais conhecido como Nelsinho. 

Desde que anunciaram essa competição fizemos nossa inscrição logo de cara. Desta vez, conforme eu e mais alguns atletas pediram, puseram a prova mais longa, os 5.000 m, como a primeira prova. Só achei estranho os homens competirem primeiro na primeira prova e nas outras duas terem invertido a ordem.

Havíamos nos inscritos pela Muvuca da Vovó. Só que a professora Vânia dessa equipe pediu para que mudássemos para a equipe CMC UCA, que é a equipe do Jerry, já que a Muvuca não iria participar do torneio. No total foram 6 atletas da CMC UCA inscritos, com 3 homens e 3 mulheres, ou seja, dependendo da decisão da equipe, daria para um de nós ou ambos corrermos o revezamento misto. Ao todo foram aproximadamente 80 atletas inscritos no torneio, bem mais do que pensei mas bem menos do que o Nelsinho e a AVAt mereciam. 

Novamente meus hormônios não ajudaram muito na semana da corrida e não dormi muito bem na antevéspera. Já na véspera demorei a dormir. No dia da competição acordamos às 5 h, pegamos nosso Uber previamente agendado às 5:35 e chegamos no CDA às 6:05.

Lá vi que provavelmente atrasaria por causa da ambulância, pegamos nosso número e confirmei o que já desconfiava, de que teriam competições abertas da FERAt em outubro e novembro. O grande problema era o calor, já que às 6:30 já estava 26 °C. Enquanto aguardávamos, conversamos com vários amigos, como o próprio Nelsinho, sua filha Evelyn, e o Lancetta. Achei o quartel mal conservado, com as piscinas verdes, copos d'água de alguma competição anterior jogados no chão e os banheiros com o registro fechado assim que chegamos, algo que ao menos foi resolvido depois.

A ambulância só chegou às 7:40. A competição, prevista para iniciar às 7:10, só começou às 7:45 com o André pegando 29 °C nos 5.000 m. Ao contrário do que eu esperava, fizeram 2 baterias ao meu ver desnecessariamente, porque os árbitros alegaram que não teriam como contar as voltas de todos juntos corretamente. Por causa do calor, ele não foi bem, terminando em 3° de 3 atletas da faixa etária dele e o 11° de 12 atletas com 29:19.8. Ele mais uma vez não conseguiu usar o relógio e novamente se atrapalhou na chegada. Como não tinha nenhum árbitro para ajudar na distribuição de água, ajudei colocando os copos da caixa na mesa. Já na minha prova, quem exerceu essa função foi o André. 

Minha largada, que seria às 8 h, foi às 8:50 com 30 °C. Por causa do corpo mole por conta dos problemas hormonais mesmo estando com aproximadamente 50 Kg, não conseguia desenvolver minha corrida. Comecei no ritmo esperado fazendo muita força e comecei a perder ritmo, sentindo o chão queimar sob meus pés. Já no final, perdi o 4° geral para outra atleta e terminei a corrida em 25:36 pelo meu relógio, com frequência cardíaca média de 167 e máxima de 171. No site estou com 25:27.28, o mesmo tempo de outra atleta que chegou antes de mim. Provavelmente não conseguiram pegar meu tempo e puseram esse mesmo. Ainda tinha outro resultado errado, com uma mulher na minha frente que provavelmente correu uma volta a menos. E quase que a que estava na minha frente dá uma volta a mais; só não deu porque eu avisei à arbitragem que ela só tinha mais uma volta. Afinal, se ela tinha me passado e não tinha me dado capote, estava na mesma volta que eu. Considerando os resultados certos, fui a 2° de 3 atletas da faixa etária e a 5° de 11 atletas no geral. Assim que terminei joguei um copo gelado em cima de mim. Estava tão quente que os copos d'água se esgotaram. Como tinha bebedouro com água gelada no local e não tinha mais prova de fundo, isso não foi exatamente um problema.

Pouco tempo depois nos chamaram para a largada dos 100 m. Era terrível esperar no local de largada sem nenhuma sombra. A parte de cima do meu tênis, que é preto, pegava fogo. E as atletas não colaboraram, porque confirmaram e sumiram, atrapalhando a organização. Para piorar, saí na segunda série, com uma enorme demora entre elas. Larguei pouco depois das 10 h o que era previsto para às 9 h e fui a última de 7 da minha bateria, a 3º de 3 atletas da minha faixa etária e a 11º geral de 14 atletas com 21.84 s. Só via todo mundo se afastar sem poder correr na ponta do pé por causa de uma tendinite no tibial posterior do pé esquerdo agravado com uma leve torção na quarta-feira.

Enquanto os homens foram chamados para os 100 m, o prof. Nelsinho foi justamente homenageado. O André foi o 16º de 17 atletas e o 3º de 3 atletas na faixa etária com 17.87 s. Achei que ele fez um bom tempo considerando que não treina velocidade.

Quando fomos chamadas para correr os 400 m por volta das 10:30, sendo que a prova deveria ter começado às 10 h, mais uma confusão causada por uma atleta que tinha sumido e outras que tinham confirmado e que resolveram não correr sem avisar. Só depois da 1º série que uma atleta que deveria ter corrido a 1º apareceu. O Peninha, que fazia a divisão, já ia fazer mais duas séries já que ninguém tinha se oposto à participação da atrasada, algo que na verdade não deveria poder. Só que aí ele viu que duas que tinham confirmado não iriam correr e deu para colocar todo mundo que faltava na segunda e última série. Dada a largada por volta das 11 h, só me restou correr pisando com a parte de frente do pé. Mesmo assim, não era para eu ter feito em desastrosos 1:38.62, com frequência cardíaca média de 162 e máxima de 169. Acabou que fui a 2º de 3 atletas da minha faixa etária e a 6º geral de 14 atletas, com 2 desclassificadas.

Vi meu marido correndo na sua 2º série de 3 do masculino. Ele largou bem mas cansou ao final. Acabou que foi o 3º de 3 atletas na faixa etária, o último de sua série e o 17º de 19 atletas, com 1:37.2.

Por volta de 12 h chamaram o revezamento 4 x 100 m misto e por volta das 12:30 começou a prova. Por não ser uma prova oficial, cada equipe define a posição de seus atletas de acordo com a estratégia. Nossa equipe optou por começar e terminar com as mulheres. Eram só 5 equipes. Recebi o bastão por último e terminamos em último com o tempo de 1:25.23, sendo a 2º de 2 equipes na faixa etária de 40-49. Os demais integrantes foram a Vera, Delmo e André. 

Assim que a premiação do revezamento acabou fomos embora exaustos por causa do calor. Confesso que saí muito decepcionada com meu desempenho, pois mesmo com o pé machucado, dava para correr bem melhor. Só que infelizmente minha situação hormonal não me ajudou. Ao menos cada um de nós saiu do evento com 4 medalhas.

Comentários