Itaboraí de Braços Abertos - Manilha

Meus preparativos para o Projeto Braços Abertos - Etapa Manilha foi feito no dia 3 /11, quando minha esposa realizou minha inscrição na Ticket Sports. Para mim foi um misto de alegria e um pouco de tristeza. Isso porque minha esposa, por conta de uma tendinite no pé, não pôde competir. Logo ela que tanto me motiva na prática do esporte, mas creio que logo ela ficará recuperada da lesão e voltará a competir novamente.

Na sábado e domingo, dias 11 e 12/11, ela iria correr a III Taça Master de Atletismo em Bragança Paulista. A lesão a incomodava e, com isso, minha esposa resolveu se poupar e não participar das provas. Como já havia pago a passagem, resolveu viajar assim mesmo por estar de férias do trabalho, aproveitando para passear um pouco. Ela foi para São Paulo na manhã de sexta-feira, dia 10/11. Me despedi dela pedindo que ela, apesar de machucada, descansasse e aproveitasse o máximo possível a viagem. Eu, como estava trabalhando, fiquei no Rio e resolvi participar da corrida do Projeto Braços Abertos - Etapa Manilha no dia 12/11, domingo.

Antes de viajar minha esposa deixou tudo organizado para a minha corrida. Ela me fez um roteiro de como chegar ao local da corrida e me deu valiosas dicas da corrida. Eu sempre adoro ouvir essas dicas por ela ser mais experiente do que eu em corridas. Tento aprender e captar um pouco de seus conhecimentos. Admiro-a não só pelo fato de ser a minha esposa, mas também por seu esforço e dedicação ao esporte.

Na véspera da corrida, não sei se foi por conta da ansiedade, demorei muito a pegar no sono. Outro fator que me fez demorar a pegar o sono foi o forte calor. Mesmo com todos esses contratempos tive uma noite tranquila.

No domingo, conforme havia programado anteriormente, acordei às 5 h, arrumei-me e logo depois tomei meu café da manhã: uma xícara de Nescau e um pão com manteiga. Eram quase 5:20 quando saí de casa e, tão logo cheguei no ponto, consegui pegar um ônibus que me deixaria na Leopoldina. Peguei, por coincidência, o mesmo ônibus que costumo pegar quando vou trabalhar no Centro. Ele levou uns quinze minutos para chegar à cidade. Lá também tive a sorte de a van que iria para Itaboraí chegar no momento que cheguei no ponto. 

O fato de ter conseguido pegar de cara a van direto para Itaboraí me ajudou bastante. Cheguei ao centro de Manilha por volta das 6:20. A distância do centro de Manilha para a praça Jair Lopes da Silva, o local onde seria realizada a corrida, era bem pequena. Bem diferente da etapa de Itaboraí, que era mais distante.

Cheguei ao local da corrida às 6:30 e, apesar de ainda ser cedo, assim como de véspera, já fazia muito calor, em torno de 30 °C de sensação térmica. Senti falta de minha esposa; ela e sua presença são minhas grandes incentivadoras. Estava ainda cedo e tive a ideia de ligar para ela. Minha intenção não era tirá-la da cama, e sim amenizar a minha saudade que estava sentindo dela. Ela atendeu a ligação ainda que meio sonolenta e pedi desculpas por perturbá-la tão cedo. Mas, falar com ela me deixou mais feliz para correr. Foi uma ligação rápida e queria saber se ela estava bem. Ainda era cedo e fui uns dos primeiros a chegar.

Depois de falar com minha esposa, dirigi-me à fila para retirar o meu kit. A fila devia ter apenas umas dez pessoas. Depois de retirar meu kit, como ainda havia poucos atletas, resolvi andar pelo local, tirar algumas fotos e me hidratar bastante. O início da corrida estava previsto para às 8:30. Faltavam quinze minutos para o início da corrida, quando resolvi guardar meus pertences e me dirigir para o local de largada.

Faltando uns dez minutos, preparei o relógio para a corrida. Já eram 8:30 e o relógio ainda não apresentava sinal de GPS. Não sei se por conta do local ou do excesso de radiação solar. Isso porque, no momento da largada, já fazia 37 °C de sensação térmica. A organização da prova acabou atrasando a prova uns cinco minutos. O relógio só foi dar sinal creio que depois de dez minutos de iniciada a prova.

Sabendo de minhas limitações físicas, procurei fazer uma corrida cautelosa. Posicionei-me no pelotão do meio e permaneci nele até o fim da prova. O percurso da prova era bem desgastante, ao meu ver, com um pequeno contorno na praça e, logo depois, uma íngreme e longa subida que fez muita gente se desanimar na corrida. Como o calor estava muito forte, fiz uma corrida dentro do que era possível sem forçar muito e procurando sempre manter um bom ritmo. Percebi uma coisa curiosa nessa corrida, o que seria comprovado posteriormente: um número muito superior de mulheres em relação ao de homens.

Durante toda a prova fiz o que me comprometi a fazer. Eu não estava no meu dia melhor e me senti visivelmente cansado e fora de ritmo. O calor estava escaldante e uns poucos corredores chegaram a passar mal durante a corrida, sendo que um chegou a desmaiar. Com muito esforço e muito exausto, concluí a prova acima dos meus melhores tempos do ano. Ao menos consegui a minha meta maior que era concluir a prova.

Terminando a prova fui pegar minha medalha de participação e o lanche comum que a organização sempre dá depois da corrida. Achei a quantidade do lanche pequena, mas, mesmo assim, levei algumas maçãs, bananas e cereais para minha esposa. Fiquei em Itaboraí até por volta de 10:00. Como estava muito calor e muito cansado, decidi voltar logo para casa. Assim, cheguei por volta das 11:30, cansado, mas com a certeza de dever cumprido. Passei o restante do domingo descansando na parte da tarde na piscina em companhia de minha filha que havia ficado em casa. À noite fui buscar minha saudosa esposa no aeroporto.

Na terça-feira (14/11), depois de várias tentativas de buscas no site da Cronotag, o resultado oficial da corrida foi divulgado. Como havia dito anteriormente, realmente havia mais mulheres que participaram da corrida: foram umas 400, enquanto o número de homens ficou em torno de 200 participantes.

Como já era esperado, o meu tempo também foi alto: 34:36, muito acima da média das provas que disputei em 2023. E, em relação a minha colocação, fiquei em 6° na minha faixa etária e 61° do total de 200 homens que participaram da corrida. Tenho a certeza que ainda tenho muito a melhorar. E assim, continuarei a correr e dando meu melhor para conseguir um resultado mais satisfatório em minhas próximas competições.

Comentários